Você está visualizando atualmente Prefeitos da Amures adotarão normativas do decreto estadual
Prefeitos preocupados com avanço da Covid

Prefeitos da Amures adotarão normativas do decreto estadual

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Os prefeitos da Amures realizaram na tarde desta sexta-feira (26), reunião emergencial por videoconferência para discutir o Decreto Estadual 1.172, que suspende o funcionamento de serviços não essenciais no combate a Covid-19. Pelo decreto, os serviços não essenciais ficam impedidos de funcionar das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março.

Os prefeitos analisaram o Decreto Estadual e decidiram seguir as normativas com protocolos de saúde, previstos na publicação que objetiva desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI.

Pelo decreto estadual, a ordem é o fechamento de atividades não essenciais neste fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março. Para o presidente da Amures prefeito de Capão Alto Tito Pereira Freitas, medidas preventivas devem ser tomadas para a região não atingir o nível da pandemia e gravidade do Oeste.

“Temos situação de professores contaminados nos municípios e segunda-feira, às 15 horas faremos uma nova reunião dos prefeitos com os secretários de Educação para discutir se mantém ou não a retomada do calendário escolar”, informou Tito Freitas.

O que mais preocupa os prefeitos é que a ocupação de leitos de UTI está em 100% e há uma demanda crescente nos leitos de enfermaria. Os prefeitos foram informados que a situação caminha para o colapso e já existe represamento de pacientes no Centro de Triagem a espera de leitos de enfermaria SUS.

A presidente do Consórcio de Saúde prefeita de Urubici Mariza Costa, disse que está sendo tentada a abertura de 24 novos leitos de UTI/Covid no Hospital Tereza Ramos. Ela esteve reunida esta semana com o novo diretor do hospital para tratar do assunto. “Temos ainda, pedido de 17 leitos de enfermaria Covid para Bom Retiro e 14 para Otacílio Costa para amenizar a situação”, informou.

O represamento de pacientes no Centro de Triagem, por leitos de enfermaria iniciou na noite de quinta-feira e a tendência é agravar ainda mais. Para barrar esta situação, a adoção de medidas restritivas deverá ser intensificada nas próximas horas em toda Serra Catarinense.

Outra informação reada aos prefeitos é que os hospitais já acusam falta de bomba de infusão e medicamento específico usado para entubar pacientes. Também há falta de veículos de transporte de pacientes como ambulâncias. Diante disso os prefeitos devem fazer uma cooperação de e nas transferências desses pacientes com uma escala regional para dar vazão as demandas.