Você está visualizando atualmente Recanto do Pinhão oferecerá 17 dias com mais de 60 atrações locais e regionais na 35ª Festa Nacional do Pinhão

Recanto do Pinhão oferecerá 17 dias com mais de 60 atrações locais e regionais na 35ª Festa Nacional do Pinhão

Edição Raízes traz o lageano e suas tradições ao posto do protagonismo de um dos maiores eventos do Sul brasileiro. Serão mais de 70 espetáculos musicais, de dança, instrumentais, solistas, de declamação e chula ao longo de 17 dias de festividades

Celebrar. Celebrar como nunca. Comemorar junto aos amigos, abraçar, matar a saudade de quem está longe aos mesmos moldes de lá no ado, na primeira edição da Festa Nacional do Pinhão – ao redor de um tacho com pinhão cozido, uma roda de chimarrão, ponche para aquecer o corpo e espantar o frio, e muitas histórias para contar.

20 dias, apenas 20 dias separam Lages do início de um dos exponenciais eventos históricos, culturais e gastronômicos da região Sul do Brasil. Berço do turismo rural e cidade conhecida nacionalmente por sua receptividade, aconchego e carinho ao receber seus turistas ao longo das estações mais charmosas do ano, com suas esplêndidas belezas naturais no outono e inverno e efeitos visuais emocionantes ocasionados pela magia da geada e da neve, Lages está preparada para receber esta que deve ser a edição da Festa Nacional do Pinhão de resgate dos valores de sua essência de origem do seu povo, quem lapidou a história de desenvolvimento, progresso e dinamismo a que se chegou nos dias de hoje.

Portanto, a Prefeitura de Lages tem a honra de apresentar à população a 35ª Festa Nacional do Pinhão, edição “Raízes”, aprimorada pelo charme e o poder da mulher lageana com a sua realeza – Rainha Amanda Bianchini; a primeira princesa, Lariane Rodrigues, e a segunda princesa, Alice Cunha Ramos.

O maior evento da Serra Catarinense e um dos mais potentes do Sul do país está programado para ser realizado dos dias 6 a 22 de junho, entre o fim do outono e começo do inverno, e contemplará 17 dias de agenda de apresentações artístico-culturais de música dos estilos natos da Serra – tradicionalista e nativista – e os cinco shows nacionais com grandes nomes do cenário do sertanejo, reggae e rock alternativo e katchaka, um ritmo mexicano.

A mais importante novidade será o local dos shows nacionais e a gratuidade do o. Sim, o público vai poder prestigiar cinco shows especiais de quem é sucesso na Internet, no rádio e na televisão de graça. O Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior será o palco das apresentações.

O Recanto do Pinhão Aracy Paim prestigiará uma série de artistas, com exibições no Palco Nereu Ramos, no Calçadão da Praça João Costa, em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos. Serão 67 atrações na totalidade. A solenidade de abertura está roteirizada para o dia 6 de junho, às 18h30min, com a presença de autoridades dos poderes Executivo, legislativo e Judiciário; lideranças empresariais; operadores da cultura, e o público lageano, visitantes de municípios vizinhos e turistas de perto e de longe.

O espetáculo de estreia da 35ª Festa Nacional do Pinhão será do grupo lageano Quarteto Coração de Potro, um dos ícones nascidos em solo lageano com nobreza de criações intelectuais e com carinho certeiro dos fãs Brasil afora. Todos prontos para este memorável show às 20h.

Missa crioula, danças tradicionais, declamações e exibições instrumentais, de solista vocal e de chula compõem a programação, com enaltecimento da Fundação Cultural de Lages (FCL).

Vestidos oficiais, um segredo guardado a sete chaves

O estilo e design dos vestidos oficiais da rainha e princesas serão conhecidos no dia da abertura da 35ª Festa Nacional do Pinhão, dia 6 de junho, na Praça João Costa.

Segure a expectativa e espere por boas surpresas.

O que vem de bom por aí?

O grupo seleto de “talentos” é constituído por Mano Lima (7 de junho), Os Chacreiros (8 de junho), Ricardo Porto e Banda (9 de junho), Rafael Puerta (10 de junho), Cristiano Quevedo, com participação de Anna Zechini (11 de junho); Hermanos Guedes (12 de junho), Camerata Florianópolis (12 de junho), Mauro Silva (16 de junho), Os Filhos do Rio Grande (17 de junho), Luiz Marenco (18 de junho), Família Fagundes (19 de junho), Grupo Carqueja (20 de junho), César Oliveira e Rogério Melo (20 de junho), Elton Saldanha (21 de junho) e João de Almeida Neto (22 de junho).

23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa acontecem na Praça João Costa, com visibilidade maior

Os primeiros os da Festa Nacional do Pinhão iniciaram tímidos, décadas e décadas atrás, com um grupo de amigos [à frente, senhor Aracy Paim] que resolveu se encontrar para uma confraternização despretensiosa, somente com as intenções de celebrar a amizade, as risadas, o companheirismo, a saúde, enfim, a vida.

E para homenagear este começo tão marcante, a realização da 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa, este um dos maiores festival de música nativista do Sul, será na Praça João Costa, em uma viagem ao tempo. Serão três noites de evento, quando serão conhecidas composições primorosas, melodias ímpares e interpretações dignas da dramaturgia. Outra novidade: Para tornar ambos os eventos mais íveis ao públicos, serão promovidas em um fim de semana.

Lageanos e turistas já podem reservar espaço em suas agendas para o segundo fim de semana de Festa. Sapecada da Serra Catarinense na sexta-feira, dia 13 de junho; início da Sapecada da Canção Nativa no sábado, 14, e final da Sapecada no domingo, 15 de junho, com a premiação das canções e artistas vencedores.

Abertura da programação dos shows nacionais da Festa do Pinhão no dia 18, no Estádio

O Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior agraciará o início dos espetáculos nacionais sequenciais da 35ª Festa Nacional do Pinhão a partir do dia 18 de junho. O espetáculo musical marcado para o dia 18 de junho (quarta-feira), véspera do feriado nacional estendido de Corpus Christi, será da dupla sertaneja Guilherme & Benuto, iniciando, com grande estilo, a sequência de shows nacionais do evento. A primeira dupla confirmada, também do sertanejo, Fenando & Sorocaba, se apresentará no dia 19 de junho (quinta-feira – feriado de Corpus Christi), animando os espectadores com suas canções.

Na sexta-feira (20), o reggae e rock alternativo catarinense da banda Dazaranha levará a plateia ao delírio com suas músicas, precedida pela banda lageana Ondastral, com seu gênero de rock alternativo em uma miscelânea de hardcorerockreggae, metal e rock progressivo.

A noite do dia 21 de junho, o sábado do feriado nacional de Corpus Christi, será da cantora da atualidade, Yasmin Santos. O quinto e último show será do grupo Corpo & Alma, no domingo (22 de junho), último dia da Festa Nacional do Pinhão, ou seja, um dos maiores talentos artísticos atuais selando a 35ª edição como um presente ao público de lageanos e turistas. Todos os cinco shows têm horário de início às 20h. Em todos os cinco dias de shows nacionais haverá abertura dos portões de o às 17h.

Criançada no Estádio no último domingo de Festa

No domingo (22 de junho), as crianças deverão invadir o Estádio Vidal Ramos Júnior, com inúmeros atrativos na Tarde Kids.

Bailinho da Realeza no Serrano Tênis Clube

Rainha e princesas de 2025 e de edições anteriores históricas da Festa Nacional do Pinhão se encontrarão com familiares, amigos e convidados em uma noite de festividade. Será na sexta-feira (20 de junho), às 22h, no Serrano Tênis Clube. Evento promovido pela Rádio Jovem Pan (JP) de Lages.

Música eletrônica no CentroSerra com DJs em dose dupla

Para quem “curte” o som eletrônico, na sexta-feira (20 de junho), às 22h, dança e alegria lideradas pelo DJ Petroski e DJ Sanchezz no CentroSerra Convention Center. Promoção: Gabriel Mattos e CentroSerra.

Parcerias firmadas para eventos paralelos durante a Festa Nacional do Pinhão aos públicos ecléticos

A Prefeitura de Lages estabeleceu união com empresas apoiadoras para movimentar Lages antes e durante a Festa do Pinhão: Grupo Traia Veia, no dia 24 de maio, em um “esquenta” antecipado; Danilo e Davi no dia 13 de junho, e grupo Pixote e Patto, em 18 de junho (22h) – os três no CentroSerra Convention Center.

As novidades de uma Festa de lageano para lageano

Neste ano de 2025, quando a Festa Nacional do Pinhão chega a sua 35ª edição, serão propostas inovações nos instrumentos de levar os lageanos para mais perto do evento que retrata a sua identidade, os seus costumes, folclore, história e cultura, gerando intimidade entre Lages e seu povo nativo de berço e seus filhos de coração.

Com a edição Raízes, a Festa Nacional do Pinhão será promovida ao longo de 17 dias, pela Prefeitura de Lages, de 6 a 22 de junho, período em que acontecem os espetáculos regionais no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa. De 18 a 22 de junho, cinco shows nacionais gratuitos, com estrelas do mundo artístico brasileiro da atualidade, irão brilhar no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior.

Evidência ao tradicionalismo, nativismo e arte com a 23ª Sapecada da Serra Catarinense e a 31ª Sapecada da Canção Nativa nos dias 13, 14 e 15 de junho, um dos mais expoentes festivais do segmento da região Sul do Brasil. Eventos paralelos à Festa Nacional do Pinhão serão realizados em outros locais – Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e CentroSerra Convention Center.

Festa Nacional do Pinhão ganha novas roupagens e acentua a presença do lageano

Inovação com o resgate das tradições, costumes e hábitos serranos com a ousadia de iniciativas estudadas, planejadas e executadas com responsabilidade e preocupação com o bem-estar das pessoas. Entre as novidades da Festa Nacional do Pinhão 2025 estão:

  • Concurso Realeza Mirim em 17 de maio, às 14h, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, com eleição da rainha mirim, 1ª princesa e 2ª princesa, dando oportunidade à participação de meninas na faixa de seis a nove anos de idade;
  • Cinco shows nacionais gratuitos, com famosos nomes do panorama musical brasileiro, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior;
  • Programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim de 6 a 22 de junho, ou seja, roteiro mais extenso e de reverência aos talentos locais e regionais do tradicionalismo;
  • 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa realizadas no Recanto do Pinhão Aracy Paim, bem no coração da cidade e com mais holofotes;
  • A voz feminina, da rainha da Festa, a empresária e cantora Amanda Bianchini, no jingle oficial do evento;
  • A cor lilás nos trajes da realeza, em alusão à feminilidade e combate à violência contra a mulher;
  • Valorização de matérias-primas características da Serra de Santa Catarina nos trajes da rainha e princesas, como a lã de ovelha, e elementos da natureza – pinhão, árvore araucária e flores, bordados nos trajes da realeza; 
  • Bordados de araucária no lado esquerdo do peito, no coração da rainha e princesas, simbolizando o amor dos lageanos pela sua maior Festa;
  • Novo casal de mascotes Gralhas Azuis com estética jovem e design infantil, que valorizam a modernidade e a tecnologia. Uma criação em parceria com o Grupo de Comunicação SCC, e
  • Parcerias firmadas para apresentações musicais de renome nacional no CentroSerra ConventionCenter.

Rainha como intérprete protagonista do jingle da Festa

“Do pinheiro nasceu a pinhão, da pinha nasceu o pinhão”. O jingle oficial da Festa Nacional do Pinhão, criado pelo comunicador Chico de Assis será entoado pela rainha Amanda Bianchini.

“Foi uma linda surpresa receber o convite para ser, pela primeira vez na história, uma representação feminina no jingle da Festa, enobrecendo o posicionamento e o protagonismo que a mulher pode e deve ter na nossa região, principalmente na nossa cultura e tradição, em que é muito difícil de se instaurar algo neste sentido, por ser um ambiente amplamente masculino. A maior inserção da figura feminina nestes meios, como em rodeios e CTGs, é uma luta permanente. Já evoluímos tanto com relação a isto, e agora esta representação feminina no jingle vai trazer ainda mais representatividade, e com respeito. Quando se fala em raízes, se fala em tradição. E quando se fala em tradição, não se fala somente em homens. Por que os CTGs estão aí? Existem muitas danças, existem sim as danças somente com homens, que é a dança da chula, a dança biriva, somente homens no palco, mas existem as danças que são com pares. Necessariamente precisa do protagonismo feminino. Uma voz feminina no jingle abre espaço para que as mulheres que gostam da cultura e do tradicionalismo sejam vistas. Estou muito feliz com isto, por ter aceitado o convite com muita alegria para representar, o que eu vim fazer. Vivo isto de verdade, eu vivo a cultura e o tradicionalismo, eu sei do que eu estou falando, eu sei das minhas vivências, então acredito que a população não se sentirá desrespeitada.”

Muito prazer, nós somos Lages. Nós somos a Festa Nacional do Pinhão

“A Festa é nossa. Tanto é que uma Festa de sucesso depende também de nós, como cidadãos, como população. Está voltando a sua origem e está sendo feita para o lageano com o maior carinho possível, com maior dedicação e atenção. Todo o nosso povo está com sede de Festa e o povo lageano ama uma Festa do Pinhão. Portanto, estejam todos convidados e muito bem-vindos a minha, a sua, a nossa Festa Nacional do Pinhão.” – Rainha Amanda Bianchini

Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Diogo Schimitz/Divulgação PML