Você está visualizando atualmente 2º Aulão Conviver reúne mais de 100 idosos dos CRAS para atividade física no Mercado Público

2º Aulão Conviver reúne mais de 100 idosos dos CRAS para atividade física no Mercado Público

Exercícios físicos, tradicional bingo, guloseimas e muita descontração marcaram o segundo aulão do Programa Conviver de 2025

A importância da prática regular de exercício físico para a manutenção da qualidade de vida e da saúde. Com esta convergência, o Programa Conviver reuniu mais de 100 idosos no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini na manhã desta quinta-feira (22 de maio), para o segundo aulão do ano de 2025.

Público-alvo formado por idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) I – Jandira Amorim da Silva, do bairro Popular, e do Cras III- Elaine Aparecida Melo, bairro Penha, e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori, situado no bairro Várzea, e alguns grupos de idosos de bairros, entre os quais, Nossa Senhora do Rosário (Coral), Penha, Catedral Diocesana, Santa Helena, Sagrado Coração de Jesus, Petrópolis, Nossa Senhora Aparecida do Navio e Araucária.

Entre alongamentos físicos, movimentos em benefício das articulações, atividades para melhoria da postura, exercícios aeróbicos, dança e, após, recreação da tarde, regada a risadas e muita alegria, com o tradicional bingo e vários brindes distribuídos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ou seja, o SCFV está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s).

Ao evidenciar o trabalho desenvolvido nos Cras’s e no Programa Conviver, a prefeita Carmen Zanotto reafirma o comprometimento com o bem-estar da comunidade. “Estamos no caminho certo, ofertar programas sistemáticos que incentivem a prática do exercício físico, cuidando da mobilidade dos nossos idosos, e estimular a mente com encontros e lazer.”

Cuidado e zelo pelos idosos. “Os serviços ofertados nos Cras’s são focados em desenvolver atividades que propiciem aos participantes o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários. Mais de 100 idosos envolvidos só neste aulão; com certeza nos fortalece para continuarmos o trabalho com muito carinho”, salienta a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.

Locais dos Centros de Referência de Assistência Social:

Cras 1: Rua Lauro Liz Costa, s/nº – Bairro Popular

Cras 2: Rua Visconde de Cairú, nº: 249 – Bairro Centenário

Cras 3: Rua Dalila Canani Delfes, nº: 230 – Bairro Penha

Cras 4: Rua Ludovico Kuck, s/nº – Bairro Tributo

Cras 5: Rua Luís Floriani Júnior, s/nº – Bairro Santa Mônica

Cras 6: Rua Jair de Souza os, nº: 155 – Bairro Bela Vista

Cras 7: Av. Luís de Camões, nº: 1.853 – Bairro Conta Dinheiro

Cras 8: Rua Professor Simplício, nº: 765, esquina com Sebastião Euriques de Oliveira – Bairro São Pedro/Gralha Azul

Texto e fotos: Samuel Gonçalves