Você está visualizando atualmente Cisama recebe R$ 100 mil para implantação de Jardim Clonal da Araucária

Cisama recebe R$ 100 mil para implantação de Jardim Clonal da Araucária

Uma emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que vai ajudar a implantar o Jardim Clonal das Araucárias, foi confirmada na tarde desta quarta-feira (11). A ação é resultado da implantação do Roteiro da Sociobiodiversidade do Pinhão da Serra Catarinense.

A unidade vai funcionar no Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense (Cepisc), em e os recursos estão sendo canalizados através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama. O diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori, recebeu o convênio que objetiva desenvolver pesquisas e capacitações sobre as Araucárias. “Esse apoio do deputado Baldissera será muito importante na implantação desse jardim clonal, onde se produzirá material propagativo que ajudará a preservar a diversidade genética de matrizes selecionadas por agricultores familiares da Serra Catarinense”, explicou o diretor executivo.

A partir da clonagem das espécies, os produtores rurais terão um incremento na produção e na renda das propriedades, pois a propagação vegetativa (enxertia e estaquia), permitirá acelerar o ciclo de produção de pinhão, com árvores mais produtivas e de melhor qualidade. Essas futuras árvores também fornecerão madeira de qualidade.

O Jardim Clonal é uma das pautas do Projeto Rota do Pinhão, que tem abrangência aos municípios de Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Capão Alto, Lages, , São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. O projeto tem como alicerce a conservação das Araucárias associado ao desenvolvimento da agricultura familiar, com grande possibilidade de retorno econômico por meio da produção de madeira e principalmente de pinhões, fazendo com que os produtores despertem para o plantio e a conservação da espécie.

O projeto tem apoio da Amures, Centro Vianei de Educação Popular, Fepese, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dentre outras entidades como Udesc e Uniplac.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures