Você está visualizando atualmente Poços artesianos são projetados em localidades com histórico de falta de água

Poços artesianos são projetados em localidades com histórico de falta de água

Inicialmente, a abertura de cinco poços atenderá as comunidades mais impactadas por estiagens prolongadas

Moradores da localidade de Rancho de Tábuas estiveram reunidos com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, Pedro Donizete, para tratar sobre a abertura de um poço artesiano para atendimento da Comunidade Santa Catarina. Também estiveram presentes o secretário adjunto, Ronaldo Duarte e a coordenadora de Programas Comunitários, Delvair Aparecida Valente (Tia Tuta).

Outros dois encontros, com a mesma agenda de conversação, já foram realizados neste ano, um com a comunidade São Francisco (Macacos) e outro com moradores de Cabo de Lança (Santa Terezinha do Boqueirão). “Essas comunidades foram selecionadas para receberem poços artesianos devido à escassez de água em períodos prolongados de estiagem, quando o abastecimento de água tem de ser feito com caminhão pipa”, destaca o secretário Pedro Donizete.

Na Comunidade Santa Catarina os moradores têm água proveniente de poços, escavados no solo, ou então de fontes naturais e riachos. “Quando a estiagem se prolonga por vários dias, ficamos sem água para o consumo humano e os animais têm de beber água nos açudes, porque até os cursos naturais secam”, relata o presidente da associação de moradores da comunidade Santa Catarina, Paulo Rafaeli (Paulinho).

A moradora Ilza Córdova disse que há 48 anos sua família se abastece de uma fonte. “A água chega até nossa casa por gravidade. É uma água boa, da fonte”, comenta. Uma nova reunião, com moradores de Gramados, já está sendo agendada para tratar do mesmo assunto. “Estamos providenciando a liberação de recursos para a abertura de até cinco poços artesianos, atendendo aquelas comunidades que mais têm sofrido com a falta de água em períodos de seca”, disse Pedro Donizete.

O secretário adjunto, Ronaldo Duarte, falou na reunião que é preciso desenvolver um trabalho numa parceria dos moradores com o poder público municipal para que, assim, os recursos sejam otimizados com a devida contrapartida da comunidade.

Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes

Outras informações, e o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages

(49) 3019-7413