Organizado pelo Conselho Municipal do Idoso com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bom Jardim da Serra, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada nesta quinta-feira (22), no Centro de Convivência do Idoso, mobilizou representantes das políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Turismo, vereadores e autoridades de Bom Jardim da Serra.
O evento foi um marco importante no fortalecimento das políticas públicas. A conferência teve como objetivo promover um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva, permitindo que os próprios idosos pudessem expressar suas demandas, opiniões e sugestões para a melhoria das ações e serviços destinados a esse público.
A assessora de Assistência Social da Amures/Cisama, Ana Paula Couto, acompanhou o evento e observou que a participação ativa dos idosos demonstrou o interesse e o compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com os direitos da pessoa idosa. “Importante esse debate para discutir temas fundamentais para a garantia dos direitos, da dignidade e da qualidade de vida na terceira idade”, comentou Ana Paula.
As propostas extraídas da Conferência serão levadas à instância estadual como forma de contribuir para a formulação de políticas públicas em âmbito mais amplo. Ao final do evento, foram escolhidos os delegados que representarão Bom Jardim da Serra na Conferência Estadual, levando consigo as principais demandas e propostas elaboradas coletivamente no município.
Texto: Onéris Lopes/Amures
Fotos: Divulgação/Secretaria de Assistência Social de Bom Jardim da Serra


